sexta-feira, 12 de junho de 2009

Desbrave o Rio de Janeiro com viagens curtas

Por
*Rafaela Bispo Martins*


Cada vez mais as pessoas estão aproveitando os finais de semana ou até mesmo os pequenos feriados para saírem de sua rotina e conhecerem lugares novos. Muitas famílias, grupos de jovens e até viajantes solitários procuram cidades localizadas perto de onde moram para montar um passeio diferente e rápido.
Um dos melhores motivos para se faz esse tipo de passeio menor, é a liberdade de poder pegar seu carro e viajar na hora e no ritmo que quiser. Também para quem quer conhecer vários lugares ao mesmo tempo, a viagem de automóvel pode ser a melhor escolha, até mesmo porque existem infinidades de roteiros onde os principais destinos estão bem próximos uns dos outros, formando ótimas regiões turísticas.
Não é preciso se organizar com meses de antecedência, nem mesmo juntar aquela fortuna para fazer uma dessas viagens, o conceito é justamente o contrário, as únicas preocupações serão escolher para onde ir e onde ficar.
A fórmula perfeita mesmo é dosar um pouco de planejamento e espontaneidade, já que planejar evita imprevisto e garante mais tempo para a diversão, porém, deixar o acaso ditar as regras, dá um tempero para a viagem ser mais divertida e inusitada, afinal, aquela cidade onde você reservou o hotel pode ser tão boa que um final de semana vai ser pouco e você terá que pensar em que desculpa vai dar pra seu chefe para emendar a segunda-feira.
Vale a pena lembrar que uma precaução essencial deve ser tomada com o próprio veículo. Fazer uma revisão dos itens principais, rever se a documentação está toda em dia e levar o cartão da seguradora e seus telefones é regra básica para as escapadas. É bom lembrar que imprevistos não são bons, principalmente numa viagem onde o que você quer é descansar.
Agora que você conhece um pouco dessa nova onda de viagens de ‘pequenas escapadas’, vamos dar algumas dicas para quem quer conhecer ou visitar cidades que estão muito perto do Rio de Janeiro, começando por Friburgo, colonizada pelos suíços no século XIX, a cidade vem sendo desbravada pelos eco-turistas, que lá encontram trilhas para prática de trekking, mountain-bike e off-road; rios para curtir o rafting; e formações rochosas perfeitas para apreciar a paisagem - entre elas, a pedra do Cão Sentado e o pico da Caledônia. As atividades conduzem os aventureiros, ainda, para as vilas de Lumiar e São Pedro da Serra, a 30 quilômetros. Além da natureza intocada, os arraiais preservam o astral rústico da região - mas com charme de sobra garantido pelas pousadas, restaurantes e lojinhas.
Falemos agora um pouco de Teresópolis, a rodovia RJ-130, que liga as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, ganhou um novo nome: Circuito Tere-Fri, São 68 km de lugares encantadores e aconchegantes dentro da Mata Atlântica. No coração da Serra Verde Imperial, região serrana do Estado do Rio de Janeiro, você encontra o cenário ideal para passeios, aventuras, esportes e descobertas. O Circuito Turístico Tere-Fri oferece os mais diversos atrativos para os visitantes, além dos mais charmosos hotéis e pousados da região. Uma das principais atrações do circuito, além da Cachoeira dos Frades, com os seus 10 m de queda, e ideal para banhos, formando uma piscina natural de águas transparentes.
Temos também a Mulher de Pedra, com seus 2.400m de altitude, sua denominação provém da semelhança com a silhueta de um a mulher deitada. Em todo o percurso da estrada, o clima convida a magníficos passeios e caminhadas em meio a belas paisagens cercadas de muito verde e de riachos de águas cristalinas. Irresistível para um mergulho nos dias de calor. E mais: os adeptos de escaladas encontram no Circuito Tere-Fri algumas das vias mais altas do país, como no conjunto do Parque Estadual dos Três Picos, localizado em Salinas. À noite, o clima de montanha convida a uma lareira, saboreando uma taça de vinho ou um chocolate quente.
Embarque nesta estrada, desfrutando de preciosos momentos de prazer e finalizemos com a charmosa Petrópolis, que é a única cidade imperial das Américas e até hoje preserva o charme de quando D. Pedro II, no século XIX, construiu sua residência de verão na cidade. A casa do monarca virou o Museu Imperial e guardam as histórias do nosso Império. Além do museu outras paradas obrigatórias em Petrópolis, São: a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dumont e a suntuosa Quitandinha, que abrigava um cassino nos anos 40.
Miguel Pereira é outro canto do Rio de Janeiro que conquistou muitos viajantes. Emancipado há apenas 52 anos, o município é fica localizado no flanco mais interno da Serra do Tinguá, a região se tornou famosa por levar o título de terceiro melhor clima do mundo. Os principais atrativos são o Lago de Javary e as belas cachoeiras que escorrem suas águas pela região. A primeira coisa que chama atenção no lugar é a ausência de sinais de trânsito, dando a imaginar que o que se procura lá é sossego. E realmente se encontra. Os muros das casas são pela metade.
E as janelas ‘dormem’ abertas. Típica cidade de interior, onde todos também se conhecem. Outro ponto forte da região são os restaurantes, que agradam todos os tipos de bolso e gosto. Saiba como chegar a Miguel Pereira no site da Prefeitura onde um mapa está disponibilizado a turistas. Fica a dica. E agora que está esperando para pegar seu carro e sair pela estrada a fora para curtir um feriadinho curto com a família? Crie coragem, pegue seu carro e Boa Viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário